Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Aula de culinária na Toscana

Ultimamente em minhas viagens procuro sempre opções de coisas a fazer que fogem um pouco do turismo tradicional de visitações e museus, pontos turísticos, etc....

No planejamento de nossa última viagem para a Itália, pesquisando o site do Tripadvisor, encontramos uma opção que vem se tornando bastante popular na Itália, as famosas aulas de culinária....


É muito fácil encontrar tais "aulas" em outras reuniões como o Vêneto, Campania, Umbria, entre outras, mas como estávamos focados na Toscana, lá fomos nós.

As aulas podem ser bastante variadas em termos de extensão.  Há aulas de meio período (como a que fizemos), dia inteiro, e até de uma ou mais semanas, tudo dependendo da profundidade e dimen$ão que você quer (o $ não foi por acaso).

A cidade que escolhemos para nossa "cooking class" foi Cortona.  Tivemos a indicação do hotel que ficamos (San Luca) de um outro hotel cuja dona lessionava aulas de culinária para interessados, e o melhor, em nosso caso, uma aula que duraria apenas meio período, ou seja, terminava com o almoço.  Esse era nosso plano, pois seguiríamos viagem na parte da tarde para Arezzo.

Bem, chega de suspense.... o local de nossa aula foi..... Locanda al Pozzo Antico.  Apenas como referência, na data desse post, o restaurante estava ranqueado #2 / 59 restaurantes em Cortona, ou seja,  a chef deve ser boa....  Fizemos a reserva pela internet e chegado o grande dia, tudo ocorreu de forma traquila em muito pontual.

E realmente foi sensacional.  Tanto Paola (a chef principal) como sua nora (Simona) garantiram que eu e minha esposa tivéssemos uma manhã diferente e muito agradável.  Aprendemos a fazer pão, focaccia, pizza, massa fresca, cantucci (biscoito doce típico da Toscana), enfim... tudo muito saboroso no final das contas. Porém o mais legal mesmo é o ambiente de descontração e amizade, mesmo tendo acabado de nos conhecer.

Somente para registro, como mencionei anteriormente, há outras opções de aulas.  Uma que também consideramos, mas desistimos pois levaria o dia todo, incluía também uma visita aos mercados locais para comprar os ingredientes a serem usados na aula.  Imagino que seria ainda mais divertido, porém não foi possível no nosso caso.

Um comentário:

  1. Que ideia legal, Martorelli. Amei. Na próxima viagem certamente incluirei no roteiro, pois amo viajar e cozinhar. Perfeito juntar os dois!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...