Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Rede dos Mosteiros Portugueses

Imperdível de se fazer em Portugal é um passeio por 3 dos mais belos monumentos religiosos do país, inscritos como Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO e que curiosamente ligam-se entre si
em uma das rotas mais conhecidas e exploradas por turistas em Portugal.  Esses 3 monumentos, mais precisamente 3 mosteiros, são os mosteiros de Alcobaça, o Mosteiro de Batalha e o Convento de Cristo em Tomar.

Roteiro Sugerido - 1 dia inteiro de visitas - cerca de 240 km de carro - 4 horas de estrada

Inicie o roteiro saindo de Lisboa rumo à cidade de Óbidos. cidadezinha medieval há cerca de 1 hora de Lisboa, toda cercada por muralhas praticamente intactas. Passeie livremente pela cidade que é um encanto. Não deixe de notar, além das muralhas, os maravilhosos azuleijos da Porta da Vila, logo na entrada da cidade, a Igreja e a Praça de Santa Maria, e o Castelo de Óbidos, hoje transformado em Pousada (ou seja, visitas somente por fora caso nào fique hospedado por lá), entre outras atrações.  Com sorte, dependendo da época do ano de sua visita, você poderá ver o Mercado Medieval de Óbidos (encenação). Cheque o link acima para maiores informações turísticas.





Há cerca de meia hora ao norte de Óbidos você atingirá o primeiro dos 3 mosteiros de nosso roteiro, o Mosteiro de Alcobaça, que é a maior igreja de Portugal e a primeira construção gótica portuguesa, construído no século XII. Destacam-se o Claustro de Dom Dinis e os Túmulos do rei Pedro I e sua amante Inês de Castro (aquela mesmo do famoso jargão...  "agora a Inês é morta !!!").  A entrada ao Mosteiro é paga, mas nessa primeira bilheteria a dica é comprar o bilhete combo para os 3 Mosteiros do roteiro.





Saindo de Alcobaça rume agora em direção ao litoral para uma parada para o almoço numa cidade litorânea de pescadores chamada Nazaré. Passeie um pouco pela praia mas a fim de dirigir-se ao restaurante que fica no final dela. É um restaurante com comida simples mas muito saborosa (e é cheio de turistas). Mas a vista é ótima.


Não perca tempo e siga viagem. Desta vez siga para Batalha, há menos de 45 minutos de Nazaré. Chegando em Batalha facilmente você localizará nosso segundo Mosteiro, o Mosteiro de Batalha, outra construção gótica, mas desta vez destacam-se elementos e características manuelinas. Foi construído no século XIV em homenagem à vitória de João I na batalha de Aljubarrota. Destacam-se a Capela do Fundador, onde encontra-se o túmulo de João I e as Capelas Imperfeitas, que têm esse nome pois sua construção fo abandonada pelo rei Manuel uma vez que toda sua energia e economias estavam voltados para a construção dos Jerônimos em Lisboa.






Acabada a visita nào perca tempo e siga viagem, agora rumo a Fátima, há cerca de 1 hora de viagem. Um gigantesco Santuário dedicado à Nossa Senhora de Fátima.  No local onde houve a aparição da Santa às 3 crianças, Lúcia, Jacinta e Francisco, quando foram revelados os segredos de Fátima. Mesmo que você não seja muito religioso não dá para não se emocionar com a energia e beleza do local.



Siga então para nossa última parada.  Há cerca de 15 minutos de Fátima, está localizado nosso terceiro Mosteiro, o Convento de Cristo, construído também no séxulo XII pelos templários. Destacam-se a Janela Manuelina, o Grande Claustro e a Charola (o oratório dos templários).





Chegamos ao fim desse roteiro.  A partir daí você pode arrumar um lugar para dormir por essa região de Fátima e seguir para o Norte no dia seguinte, visitando Coimbra, Porto, etc....  boa viagem !!!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...