Páginas

sábado, 30 de janeiro de 2016

Como prender a atenção das crianças no Louvre




Quando planejamos viagens com as crianças o que mais preocupa é escolher passeios e atrações que efetivamente prendam sua atenção.  Quando tivemos oportunidade de levá-los a Paris não foi diferente.  Há dezenas de blogs e outras fontes de informação com dicas sobre "o que fazer em Paris com crianças" ou títulos similares, porém estava procurando algo realmente diferente.





Uma das atrações em nosso roteiro não poderia faltar, o Louvre.  Mas como fazer com que as crianças (9 e 6 anos) curtissem um passeio cultural desses e efetivamente aproveitassem e aprendessem algo?!??  Eis a questão.



Numa dessas buscas incansáveis pelo mundo da internet, acabei encontrando dicas muito legais nos próprio site do  museu.  Lá há diversas atividades que podem ser feitas por crianças e em família, agendando com a devida antecedência.  Acabei me inspirando em uma delas, uma espécie de "caça ao tesouro", que nada mais é que uma competição em família envolvendo o acervo do museu mais famoso do mundo.

Infelizmente a atividade é apenas em francês, o que acabava limitando muito minhas crianças.  Mas resolvi fazer uma adaptação da atividade e criar minha própria "caça ao tesouro".  Basicamente o trabalho de preparação foi escolher as obras que eu fazia questão que eles visitassem (no meu caso 18 delas apenas, baseadas no roteiro de "Obras Primas" que existe no site da internet do Louvre, mais alguns adendos meus), traçar um percurso com base nos mapas disponíveis na internet, de forma a maximizar o tempo de percurso sem cansar muito os pequenos e pensar nas dicas que daria a eles para que pudesse encontrar cada uma das obras. Parece simples, né?  Mas não foi não.  Não foi pois eu mesmo tive que me preparar sobre cada uma das obras e criar um resumo de forma que atraísse a atenção deles e fosse de fácil leitura (afinal meu pequeno tinha 6 anos apenas e precisaria da ajuda da irmã mais velha).

Pois bem, feita a pesquisa e pensados os resumos, preparei pequenos cartões com as "dicas" de cada obras, como descrição e alguma informação histórica a respeito, e estávamos prontos. A ideia éramos ficar a parte da manhã no museu. Mais que isso seria muito sacrifício para as crianças.



Fomos direto para o louvre, mas resolvemos descer no metro Concorde e ir caminhando pelas Tulherias até o museu, assim passeávamos por esse jardim...  meio sem graça no inverno, conforme esperado, mas mesmo assim, um "must see" em Paris....  atravessamos o Arco do Triunfo do Carrossel e logo chegamos à Pirâmide onde filas já se formavam... uma para que não tinha ingresso e outra para quem já tinha, bem menor, que era o nosso caso....  Esperamos cerca de 5 minutos e entramos... lá dentro não tinha muita gente como normalmente...



Começamos então a caça às obras....  eram 18 no total...  ....  muito legal como estavam empolgados e a cada descoberta iam ficando mais empolgados....  Venus de Milo, Vitória de Samotrácea, Monalisa, Bodas de Canaã, Escravo, Odalisca, Crucificação de Donatello, Juramento dos Horácios, Coroação de Napoleão.... ufa....  tudo isso.... a única que não conseguimos ver pois não estava exposta por problemas técnicos era o Diamante Regente... mas a sala onde ele deveria estar exposto por si só valeu a visita... a mais maravilhosa de todas....  







Ao todo ficamos 3 horas no museu....  mesmo para adultos uma bela puxada, imaginem para as crianças.... mas elas aguentaram firme... apenas no finalzinho deram sinais de cansaço e fome... mas mesmo assim foram até o fim sorridentes e felizes com a brincadeira !!!

Abaixo compartilho o meu "joguinho" para que sirva de inspiração para sua viagem !!!

Aproveitem.

2 comentários:

  1. oi, adorei a idéia da caça ao tesouro, parabéns!
    mas.... não encontrei o link

    ResponderExcluir
  2. Desculpe achei o link.
    Excelente material, vou utilizar com meus filhos e com certeza a visita será uma aventura!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...