Páginas

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Trufas na Provence

 Em nossa visita à região da Provence em junho de 2015, apesar do foco principal serem os campos de lavanda, minhas pesquisas por outras atrações interessantes na região me levaram até o Les Pastras, uma fazenda orgânica na região de Cadernet, Provence, cuja atração principal é Caça às Trufas. Logo




no planejamento da viagem não tivemos dúvida que seria algo inesquecível e realmente foi.

Fizemos as reservas com alguma antecedência através de email mesmo.

Chegamos facilmente na fazenda graças às coordenadas no GPS enviadas pelo Johann. Dado o valor que as trufas têm no mercado, ele prefere não fazer muita propaganda para não atrair "ladrões" e nos pediu discrição no caminho, ou seja, sem ficar perguntando informações sobre fazendas de trufas... "apenas sigam as coordenadas".

Que visita legal a se fazer. Muitos ficaram surpresos com esse passeio, pois normalmente as trufas (pelo menos as mais famosas) são as que se encontram durante o inverno e não no verão. Pois é... foi aí que soubemos que há diversos tipos de trufas, dentre elas, uma mesmo famosa e menos "glamourosa", menos cheirosa, chamada trufa negra de verão.  Mas toda a forma de “hunting” é idêntica... ou seja, não perderíamos nada por estarmos no verão.

O dono da fazenda é o avô do Johann que, quando se aposentou, deixou Paris para viver no relax da Provence. Comprou essa fazenda e por aí está há mais de 30 anos. Johann decidiu abandonar sua carreira em finanças em 2004 e veio com sua mulher cuidar da fazenda dos avôs (ainda vivos, com 92 anos). Encontrou o lugar meio abandonado e resolveu investir seu tempo em revitalizar a fazenda. Com oliveiras, vinhedos, trufas, etc... pouco a pouco vêm tornando o local bastante interessante.

Hoje fazem apenas trufas, mas estão desenvolvendo passeios turísticos para oliveiras e para vinhedos também em sua propriedade. Talvez até já estejam em curso hoje em dia, mas na época que fomos ainda não haviam começado.

Fomos acompanhados por mais 4 turistas americanos e sua guia. Além do Jean Mark (especialista nas trufas) e suas cadelas Mirabel e Eclaire, as verdadeiras estrelas da noite...  Ouvimos histórias e estórias e acompanhamos as cadelas na caça... interessante tudo.. valeu muito a pena. Na volta para a casa da fazenda, Lisa nos esperava com aperitivos de trufas. Trufa com manteiga, com queijo de cabra, de vaca, azeite, e até sorvete de trufa, acompanhado de champagne e um ótimo papo entre todos....



No final, lógico, acabamos comprando um azeite trufado e um sal com trufas feitos por eles... faz parte certo? Há outros produtos também de sua fabricação.




Há ainda a opção de se "adotar" um dos carvalhos da propriedade e eles lhe enviam anualmente as trufas encontradas no mesmo. Por exemplo o envio de 100 gramas de trufas para Nova Iorque custa cerca de US$ 60.  Realmente interessante.




Abaixo algumas outras fotos de nossa aventura...



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...