Páginas

domingo, 8 de maio de 2011

Passeando a pé na Europa com guia gratuito



A dica de hoje serve tanto para quem tem muito tempo numa determinada cidade, como quem possui pouco tempo. São as famosas "free walking tours" ou passeios a pé gratuitos. As grandes
cidades européias já contam com esse tipo de atraçào turística há algum tempo, e diversas são as opções disponíveis. Particularmente conheci esse ano em uma viagem à Alemanha, a  SANDEMANs NEW EUROPE  e recomendo. Eles não param de aumentar a cobertura de seus passeios pela Europa e já contam hoje com Londres, Edimburgo, Dublin, Amsterdam, Berlin, Munique, Hamburgo, Praga, Paris, Madri e Jerusalem, e já têm Bruxelas e Tel Aviv anunciados como próximos destinos. experimentei 2 deles, Berlim e Munique e nào me arrependi.

Bem, vamos falar de como funciona. Eles sempre posssuem um ou mais pontos de encontro e/ou horários de saída ao longo do dia (cheque no site). Não é preciso nenhuma reserva e ainda o serviço é gratuito. Os guias são identificados com uma camiseta, colete, casaco vermelhos. São guias jovens, geralmente vindos de outros países (nos meus casos uma guia era da Nova Zelândia e o outro americano). Vão de estudantes universitários ou de pós-graduação em história, arquitetura, turismo ou outros cursos, ou então simplesmente turistas apaixonados que se mudaram de vez para as localidades e fazem esse trabalho para se sustentar de alguma foram. Sustentar?? Mas você não disse que era gratuito?? E é. O sistema funciona apenas em base de gorjetas. Você deixa uma gorjeta de quanto quiser no final do percurso caso tenha gostado. Mas não é somente isso, a Sandemans possui também outros percursos mais específicos que são oferecidos e são pagos.

Para mim a combinação ideal. Como os guias trabalham por gorjetas, quanto melhor for seu "serviço" melhores serão as gorjetas, certo? Os passeios duram entre 3 e 4 horas e apresentam os principais pontos turísticos da cidade, recheados de comentários históricos ou curiosidades interessantes dos locais. Realmente proveitoso.

Mas porque eu disse no começo que serve tanto para quem tempo como para quem não tem? Pois bem, se você tem pouco tempo num local, em cerca de 3-4 horas acaba vendo os principais locais, sem risco de se perder, e numa rota otimizada pelo guia (ou seja, sendo eficiente no tempo)- foi o que fizemos em Munique. Caso voc6e tenha mais tempo, pode aproveitar essa introdução aos principais locais e voltar com mais tempo depois para onde mais interessar (foi o que fizemos em Berlin por exemplo).

Emfin, seja quais forem seus planos, não deixe de conferir essa dica e considerá-la em seu planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...