Páginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Série Pelos arredores de Madrid - Parte 2 - SALAMANCA

 Esse segundo post é dedicado à Salamanca.  Apesar de não ser tão próxima assim de Madri (cerca de 3hs de trem), é um passeio que dá
para ser feito em 1 dia, saindo de Madrid pela manhã e voltando à noite.

Salamanca é conhecida como a cidade dourada e isso se deve ao tipo de pedar utilizada na construção de seus edifícios históricos que, com o tempo se oxidam, deixando as fachadas com aspecto dourado.




O roteiro turístico de Salamanca começa necessariamente pela famosa Plaza Mayor, que data do séc. XVIII. É a melhor representação do barroco e também a alma da cidade, donde por ela se tem acesso a todos os principais locais. 



Uma das saídas da Plaza Mayor é o caminho para as catedrais, a Nova e a Velha, há cerca de 2 quarteirões dali. A Velha data do sec XII e possui uma mistura de estilos, predominando o gótico em seu interior, e o românico no seu exterior. Linda de morrer, destaco o retábulo do altar mor, já no estilo renascentista, alguns o consideram o melhor do estilo fora da Itália. No centro a famosa escultura da Virgem de la Vega, padroeira da cidade, feita em madeira e coberta de bronze dourado, com detalhes em esmalte de Limoges. Ha também o claustro, mas muito pouco do original sobrou apos o terremoto de Lisboa em 1755... isso mesmo, Lisboa.... Finalmente há as capelas que circundam o claustro. Todas lindas, mas a que me chamou mais atencao foi a De La Tavalera, único local na cidade que se era permitido o culto mozarabe em alguns dias de cada mês, e esses dias estao gravados na parede. Detaque também para a capela de Anaya, principalmente pelo órgão (o mais antigo da Europa) suspenso sob uma tribuna mudejar, ambos lindos.

A Catedral Velha fica como se fosse um anexo da Nova. Maior e mais imponente, destaque para a abóboda, ja que o retábulo do altar foi destruído e hoje não há mais nada por lá. O coro tambem divino para variar, assim como os órgãos que ficam em suas laterais.



Próxima parada, a famosa Universidade.  Porém antes de chegar lá, visite a Casa das Conchas, que hoje abriga a biblioteca municipal.



A Universidade. Construção renascentista, construída para fazer frente a de Oxford, Bologna e Paris. Há uma visita guiada onde visita-se a sala da aula magna... Linda de morrer... As escadarias principais com os nomes de formandos em doutorados escritos nas paredes com sangue de toro.... o patio principal e por fim o auditório Joao Paulo II em homenagem a visita do papa em 82. Muito interessante.



Por fim, vale a pena seguir rumo às margens do rio Tormes para visitar a ponte romana... Praticamente intacta e ainda em uso...




Outros locais interessantes para se visitar em Salamanca:

  • o Palácio da Salina, 
  • o Palácio de Anaya, 
  • o Palácio de Monterrey, 
  • o Convento das Senhoras (Convento de las Dueñas)'
  • a Torre do Cravo (Torre del Clavero),
  • o Museu Diocesano, 
  • o Museu Catedralício, 
  • o Museu Universitário, e
  • o Museu das Senhoras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...