Páginas

sábado, 26 de março de 2016

Roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu - Primeiro Dia


Foz do Iguaçu no estado do Paraná, é famosa principalmente por conta das majestosas Cataratas do rio com o mesmo nome, Iguaçu. Porém essa cidade com pouco mais de 250 mil habitantes, possui muitas outras atrações turísticas com uma estrutura relativamente boa, para adultos e crianças. Cidade
fronteira com outros 2 países da América do Sul, Argentina e Paraguai, faz com que essas opções aumentem ainda mais, deixando a aventura turística bastante interessante.  Importante mencionar que Foz do Iguaçu é o segundo destino turístico do Brasil, ficando atrás somente da Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro.

Vou tentar com esse blog sugerir um roteiro de visita de 3 dias, mas também darei alguma dicas de outras atrações que podem complementar o passeio (num ritmo mais forte dentro dos 3 dias) ou até estender a visita por mais 1 ou 2 dias. Então, comecemos com a primeira das três partes do blog:

Primeiro Dia

A primeira dica é tentar segurar a ansiedade em visitar as Cataratas logo de cara. Por ser a principal atração, fica abarrotada de turistas no início do dia, cheio de ônibus de excussões e famílias por conta própria.  Dessa forma, sugiro iniciar o passeio pelo Parque das Aves.  Aberto desde as 8:30AM é um passeio incrível de se fazer, pequeno, bem arrumado e interessante para todas as idades. Nesse parque você ficará cerca de 2 horas que é o suficiente para deixar as multidões das Cataratas já terem entrado.  O Parque fica literalmente em frente à entrada dos visitantes para as Cataratas, logo, pode-se estacionar ali mesmo (pagando apenas 1 vez pelo estacionamento - R$ 15,00) e seguir andando para as Cataratas após a visita às Aves. No nosso caso alugamos um carro para nossa estadia, mas há outras opções como transfers oferecidos nos hotéis, taxis ou ônibus normais da cidade.






Diversas espécies de aves, naturalmente, em ficam soltas durante o passeio deixando o mesmo muito interessante.  Tucanos, araras, corujas, gaviões, flamingos, dentre outras espécies encantam os visitantes.  Além disso destacam-se o borboletário, a área dos répteis e também os jacarés.  A trilha é bem sinalizada e bem no meio do parque há uma estrutura com um pequeno restaurante, banheiros e bebedouros de água potável, além de lugares para sentar e relaxar, como redes por exemplo.

A sinalização é outro ponto de destaque,  Todas as informações sobre os animais bem detalhadas e em 3 línguas, português, inglês e espanhol.  Além disso, todo o parque possui cobertura de WIFI gratuita (e bem descente). No final, ainda há uma loja de souvenirs, como acontece em qualquer atração turística no mundo.








Os preços são diferenciados por nacionalidade e idade dos visitantes.  Confira o site no link para maiores detalhes atualizados. Aceita-se cartões de crédito, mas infelizmente não é possível comprar os ingressos pela internet.

Terminada a visita ao Parque da Aves, siga caminhando para o outro lado da Avenida até alcançar a entrada de visitantes das Cataratas.  Principal atração da cidade, é  importante nos localizarmos. Estamos na parte brasileira das cataratas.  Existe ainda o lado argentino que visitaremos num outro dia. Patrimônio natural da humanidade e eleita uma das 7 maravilhas na natureza, as Cataratas do Iguaçu são um conjunto de mais de duzentas quedas d'água do rio Iguaçu, localizado na fronteira entre Brasil (Foz do Iguaçu, Paraná) e Argentina (Puerto Iguazu, Missiones). Um verdadeiro espetáculo da natureza.  As fotos nem de perto traduzirão o sentimento de estar próximo a essa força gigantesca, mas espero que dê vontade em todos de visitar.






Logo na entrada, compra-se os ingressos (que nesse caso também podem ser adquiridos pela internet com antecedência). Novamente os preços são diferenciados por nacionalidade e idade dos visitantes.
Há estacionamento no local (R$ 21,00), mas como mencionado anteriormente é melhor deixar o carro no estacionamento ao lado do parque das aves, inclusive é mais barato. Uma vez dentro do parque você toma um ônibus (que pode ser tradicional climatizado, ou de 2 andares com a parte de cima sem climatização mas permitindo vistas melhores do passeio). São ao todo 5 paradas, A inicial do centro de visitantes, a segunda que é a parada da Administração (nenhum turista desce nela), a terceira que é a do Safári Macuco, a quarta que é a do início da trilha das Cataratas, em frente ao luxuoso Hotel das Cataratas e a parada final no Espaço Porto Canoas, onde encontra-se um restaurante estilo buffet com ótimas vistas do complexo.







Aqui vai uma segunda dica interessante.  Se você seguiu minha primeira dica de começar o seu dia pelo Parque das Aves, você deve ter chegado ao Parque Nacional do Iguaçu, próximo à hora do almoço.  Se esse for o caso, faça diferente da maioria dos visitantes, ao invés de iniciar o passeio pela trilha das Cataratas (circuito normal - na quarta parada do ônibus), vá direto para a parada final, em Porto Canoas e aproveite para almoçar.  O restaurante é simples e possui o salão climatizado e o terraço onde temos as vistas... porém em dia de calor, muito complicado de enfrentar....  A comida servida possui variedade como todo self-service, porém não espere comer num restaurante estrelado Michelin....  ajuste às expectativas e tudo dará certo.  Os preços podem ser considerados salgados, mas não quando comparados a qualquer opção do eixo Rio-SP por exemplo. Com essa parada estratégica logo no início do passeio, vocês podem relaxar da visita anterior ao Parque das Aves e principalmente evitar as filas gigantes que podem ter para o restaurante quando as pessoas terminam a trilha das Cataratas. Sim, o término da trilha cai bem no restaurante, ou seja, pessoas cansadas e famintas....  Bem, para nós por exemplo essa estratégia deu muito certo.






Devidamente almoçados, comece a trilha pelo seu final e paisagens mais deslumbrantes.  Desça pelo elevador panorâmico já se maravilhando com a força das quedas d'água e não pare de tirar fotos...  prepare-se também para se molhar, mas a sensação é incrível.  Pois bem fizemos então a trilha de trás para frente, sem maiores problemas....  tirando mil fotografias.  Vale lembrar que durante a trilha há lanchonete com bebidas, snacks, sorvetes, etc... além de banheiros, ou seja, uma estrutura bem legal.  As vistas do lado brasileiro são em essência das quedas que ficam do lado Argentino, e são absolutamente estonteantes.  Terminada a trilha, pegue o ônibus de volta para o Centro de Visitantes e se delicie com a lojinha de souvenirs.








Existem outras atrações que são à parte do ingresso normal, são eles:

1) O Macuco Safári, uma aventura com barcos infláveis onde os visitantes são levados bem próximos às quedas debaixo das Cataratas;

2) A trilha do Poço Preto, um safári ecológico com cerca de 9km de extensão que podem ser percorridos a pé, de bicicleta ou carro elétrico;

3) A trilha das Bananeiras, com cerca de 1,5km, podendo ser feita a pé ou em carro elétrico.  O passeio ainda inclui navegação pelo Rio Iguaçu; e

4) Passeio de Helicóptero, sobrevoando o complexo por cerca de 10 minutos mas com vistas absolutamente incríveis (mas o preço é bem salgado).


Bom, depois desse passeio todo, volte para seu hotel e relaxe um pouco para recarregar as baterias para o segundo dia: o lado Argentino das Cataratas. Até semana que vem !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...