Páginas

sábado, 11 de junho de 2011

Rota Romântica

No ano passado eu e minha esposa resolvemos viajar pela Alemanha e Áustria e, durante os preparativos de viagem nos encantamos pela que é conhecido como a Rota Romântica, um trecho de cerca de 350 km que vai desde a cidade de Wurzburg (há cerca de 120km sudoeste de Frankfurt) até Fussen (cerca de 130km sudeste de Munique).


Na idade média era uma importante rota comercial e até hoje preserva muitos traços dessa época.  A rota conecta cidades aos pés dos Alpes, com cidades medievais até hoje cercadas por muralhas e pequenas vilas pitorescas, além dos famosos castelos de contos de fadas, como o do rei Ludwig em Neuschwanstein. Enfim, programa para todos os gostos.



Pois bem, apesar do tradicional caminho normalmente começar no norte em Wurzburg e terminar ao sul em Fussen, como vínhamos da Áustria invertemos a rota, mas nosso passeio em nada foi prejudicado.


Começamos então nossa aventura por Fussen, ou mais precisamente por Schwangau, a cidade dos castelos maravilhosos de Hohenschwangau e depois o castelo de contos de fada do rei Ludwig, Newschwanstein, que inspirou Walt Disney e seu castelo da Cinderella. Ambos os castelos sào visitáveis apenas em visitas guiadas que duram cerca de 35 minutos cada, e são extremamente pontuais e organizados, impressiona.  Sugiro reservar os bilhetes pela internet e ir retirá-los meia hora antes da primeira visita. A diferença entre 1 visita e outra é de 2 horas. Parece muito tempo para visitas guiadas que duram 35 minutos cada... mas acabou sendo uma correria pois para ir de um castelo para outro usamos serviço de charrete... mas elas demoravam muito a chegar, tinha uma fila enorme e a viagem leva cerca de 20 minutos... façam as contas.... 





Vou abrir um parênteses aqui para descrever um pouco a organização das visitas.  São organizados grupos de 5 em 5 minutos (grupos de umas 20 pessoas no máximo).  Cada grupo com hora marcada.  As catracas da entrada somente permitem a entrada de grupo por grupo, por controle eletrônico, ou seja, não adianta chegar 1 hora antes ou chegar atrasado, pois a catraca bloqueia o acesso.  Chegando nos castelos, pegamos nosso áudio guia em português (do Brasil) – tínhamos a opção de visita com guia em pessoa, mas somente em inglês.  As visitas em si duram 35 minutos cada e mesmo com o áudio guide somos acompanhados por um funcionário que, em cada uma das salas, espera que todos do grupo entrem, para somente depois acionar o áudio. Acabado o áudio temos que passar para a próxima sala, pois um novo grupo já vem atrás de nós.  Incrível e tudo dá certo sem confusão.

A próxima parada foi Wieskirche, igreja patrimônio mundial da Unesco, 
é um dos mais famosos trabalhos de arte do período rococó. 
....  um espetáculo....  tão bom quanto o caminho em si da rota romântica....  o cenário de campos de fazendas verdinhos, cidades baixinhas aos pés das montanhas, algumas dessas com neve no topo, céu azul e o sol iluminando tudo são impagáveis.....  





























De lá fomos em direção a Nördlinger  (na realidade antes ficamos uns dias em Munique, o que é uma ótima opção pois apesar de não fazer parte oficialmente da rota fica há meia hora de Wies). 


Nördlinger  é uma cidade medieval que praticamente parou no tempo.... ainda cercada pelas muralhas que são claramente visíveis principalmente quando sobe-se na torre "Daniel" da Igreja de S. Jorge....  350 degraus... a vista é linda e dá para ver direitinho o cerco das muralhas e a cidade dentro...  muito interessante.....





Próxima parada 
Dinkelsbühl....  outra cidadezinha medieval linda de morrer.....  que passeio magnífico






Seguimos então para Rothenburg, outra linda cidade, onde visitamos a igreja de S. James e a de S. Francisco, e visitamos lojas com enfeites de Natal, uma delas até tinha um museu dedicado ao Natal. Mas não dá para dizer que se esteve em Rothenburg sem visitar o relógio da praça principal. O relógio antigo da cidade toca às 11hs....  nesse momento abrem-se 2 janelas laterais com 2 bonecos... um deles simula tomar algo numa caneca bem grande....  bem vamos para a história do que isso representa.... refere-se a uma lenda do século 17  quando tropas católicas atacaram a cidade que era protestante... com a ocupação o general católico "Tilly"  ameaçou destruir a cidade..... mas disse que se um dos governantes da cidade tomasse uma caneca com 3,25 litros de vinho de um só gole ele não destruiria a cidade....  e esse governante realmente o fez.... e bebendo essa quantidade absurda de vinho salvou Rothenburg...  Até hoje os moradores da cidade comemoram esse dia com um mini festival anual, com marcha de tropas, etc....  não vimos esse festival, mas os bonecos do relógio representam de um lado o general católico e de outro o protestante entornando o caldo !!!!  bem interessante.  








Nossa próxima e última parada na rota romântica foi 
Wurzburg... Outra bela surpresa... Wurzburg é uma cidade maior, mais movimentada... mas também tem seus encantos....  desde o Residenz... mais um palácio real....  mais um palácio destruído pela guerra e reconstruído....  chamou nossa atenção o maior afresco de teto do mundo, o salão principal imperial e as peças de tapeçaria espalhadas.... de resto, todas as salas são reconstituídas e pouquíssimo do original restou (dado que tetos e pisos foram completamente refeitos).. mas valeu muito a pena a visita.... 


De lá fomos caminhar pelo centro velho da cidade ate o Rio Main e de quebra visitamos a Catedral de S. Kilian (simples mas com um altar maravilhoso)... a igreja de Newmunster.... e a Marienkapelle (bem simplesinha...). 






Para finalizar, queria deixar uma dica de hotel na Rota Romântica, mais precisamente em Rothenburg, que é o Hotel Prinzhotel Rothenburg, com ótima localização, excelentes acomodações e principalmente preços razoáveis, é uma ótima escolha. Confira !!!





2 comentários:

  1. Olá, gostei muito do seu blog! Quero fazer a rota romântica em Outubro. Também tenho um blog (www.viciosdeviagem.blogspot.com). Se puder, me adicione no seu blogroll. Eu já estou adicionando o seu! bjs Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol. Obrigado pelo comentário. Já inclui o seu também... Muito legal.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...