Páginas

domingo, 24 de junho de 2012

Como visitar Pompéia e Ercolano

A idéia deste post é dar uma simples, porém fundamental dica para quem quiser fazer uma visita a Pompéia ou Ercolano, que valha a pena.

Ambas as cidades, que faziam parte do império romano, foram totalmente destruídas (na realidade sepultadas) pelas cinzas da erupção do vulcão Vezúvio em 79 d.C, sendo "redescubertas" em meados do século XVIII.

Hoje, considerados patrimônio
mundial pela UNESCO, seus sítios arqueológicos são pontos turísticos muito famosos e imprescindíveis para quem passa pela região de Nápoles (ambas ficam há poucos quilômetros da cidade).

Como todo e qualquer ponto turístico há diversas formas de você fazer sua visita, seja: (a) sozinho, com auxílio de livros-guias turísticos; (b) sozinho, sem auxílio de nada; (c) com um audio guia (aqueles guias em forma de gravação, onde a cada atração você digita um número e ouve a respectiva narração; ou (d) com a orientação de guias em pessoa, especializados naquele sítio.

Ocorre que por se tratarem de cidades em ruínas não é muito simples a visitação.  Há de se ter bastante imaginação para tentar visualizar as construções como eram à época.  Ou seja, a forma de visitação (b) acima, para mim, é pura perda de tempo, nem adianta ir, você irá voltar e dizer que não gostou de nada.... A forma (a) também não é muito proveitosa, a não ser que você tenha se preparado antecipadamente, lendo outros materiais sobre as cidades e tendo uma idéia exata do que irá ver ao vivo.

Eu e minha esposa já tínhamos a dica de ir com a forma (d), ou seja, contratar um guia em pessoa para nos guiar...  chegamos em Pompéia (início de junho, não era alta temporada ainda), havia guia, mas não havia um grupo.  Ele somente sairia com um grupo de no mínimo 8 pessoas, e éramos somente 2.  Apesar da tentativa dele em convencer outras pessoas, nada feito, e depois de 45 minutos resolvemos desistir e ir com a forma (c) mesmo, ou seja, o áudio guia, irados pois vimos pelo menos 10 pessoas sendo abordadas por ele e acabando por pegar o áudio guia, ao invés de seguir com ele.

Essa forma revelou-se muito ruim para nós também.  E não por causa da língua.  Apesar de não haver português, não temos problemas com inglês, mas mesmo assim, acabamos não aproveitando como esperávamos.  Pompéia é mal sinalizada e confusa.  As atrações não estão organizadas de forma fácil e as narrações do guia por vezes são muito extensas, como se estivesse enchendo linguiça, fazendo com que você se perca.

Alguns dias depois, fomos a Ercolano.  Nessa nem guia vimos por lá pois estava muito vazio de turistas. "P.." da vida pegamos novamente o audio guia.  Apesar de Ercolano ser um pouco menor e melhor sinalizada e organizada, também acabamos não curtindo o máximo que poderíamos caso tivéssemos com uma pessoa nos guiando.  Paciência para nós... mas fica a dica para quem ler esse post.

Visitar Pompéia e Ercolano  SOMENTE  com uma pessoa te guiando.  Será muito mais proveitoso.  Boa sorte !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...