Páginas

terça-feira, 11 de junho de 2013

Final de semana em Edimburgo - Dia 1

Nesse post procuro dar uma sugestão de roteiro de final de semana em Edimburgo, a capital escocesa. Vou dividir na verdade em 2 posts para não ficar muito grande.

Cruzada pelo rio Forth, é a segunda maior cidade da Escócia mas com certeza o seu
principal destino turístico.

Essa sugestão de roteiro parte de uma premissa importante quando se fala de Escócia e adjacências, considera que em um dos dias teremos chuva !!!!

Pois bem, as atrações mais relevantes da cidade situam-se próximo à chamada Royal Mile, a via que liga o Palácio de Hollyrood até o Castelo de Edimburgo.

PRIMEIRO DIA

Começamos o primeiro dia pelo Palácio de Hollyrood, desde o século XV até hoje a residência da família real quando estão na Escócia.  Ótima opção para iniciar o dia pois abre cedo, logo as 9:30hs, assim não perdemos tempo....  os ingressos são salgados, como tudo em UK....  há opção de comprar ingresso para o Palácio e para a Queen's Gallery, que possui exposições de arte diversas e temporárias (não fomos nela).  O Palácio em si é lindo, principalmente pois é "vivo" ou seja até hoje efetivamente usado pela família real britânica. No ingresso já está incluído o Audio Guia (que eu particularmente odeio, mas não tínhamos opção).  Busquei informações sobre guias "reais" mas não tinham disponíveis naquele dia... mas acho que se informando com antecedência dá para arranjar....  deve valer.....   a visita em si dura de 1h a 1:30h, dependendo do ritmo. Há também a visita às ruínas da antiga Abadia e aos jardins... tudo realmente muito lindo.....

Saindo do Palácio inicie a caminhada pela Royal Mile sentido Castelo. Logo na saída já dá para avistar o Parlamento Escocês, extinto no início do século XVIII quando a Escócia passou a fazer parte do Reino Unido, foi reestabelecido em 1999...  uma construção moderna que mais chama atenção pela importância histórica do que pela arquitetura em si (me desculpem os arquitetos se estou falando besteira... mas gosto é gosto!!).

Ainda no caminho, passamos por algumas jóias de museus.  O primeiro, que visitamos, foi o The People's Story Museum, com entrada gratuita, essa pequena mostra aborda diversos aspectos da vida social de Edimburgo desde o século XVIII, e é bastante interessante. Dá para ficar cerca de 1h nessa atração.

Ainda no caminho temos o Museum of Childhood, também gratuito mas esse não visitamos. Porém uma opção par quem viaja com crianças.

Uma última parada antes do almoço é a Catedral de St. Giles, uma bela catedral, histórica por ter sido o berço da Reforma Escocesa.

Nesse ponto já estaríamos na hora do almoço.  E na própria Royal Mile há diversas opções de restaurantes. Paramos num italiano bem simpático e com boa comida, o Gordon's Trattotia.

Após a pausa para almoço siga direto para a maior atração de todas, o Castelo de Edimburgo.  Mais uma vez, entradas "salgadas" mas que valem a visita, principalmente se você pegar uma visita guiada (gratuita) na entrada do castelo (tem de hora em hora se não me engano).  Esses guias dão realmente um show.  No castelo há diversos locais para serem visitados, o guia apenas diz o que tem em cada um, mas a entrada é opcional, mas não custa nada a mais.  Diversas são as atrações, entre elas, o Mons Meg (canhão gigantesco do séc XV); a St. Margareth Chapel (parte mais antiga do Castelo); o "One o Clock Gun", canhão menor que dispara um tiro todos os dias à 1PM, mantendo uma tradição escocesa que servia para que todos na cidade ajustassem os relógios nessa hora; o Scottish National Wal Memorial, local onde é feita homenagem a todos os escoceses mortos em guerras;o Great Hall onde hoje há uma amostra de armas medievaisl e finalmente o Royal Palace, onde encontram-se as jóias da coroa escocesa...  com detaque naturalmente para a Pedra do Destino, pedra onde todos os reis escoceses foram coroados e que foi "tomada" pelos ingleses como prêmio de guerra, ficando sob o trono inglês na Abadia de Westminster por centenas de anos, simbolizando a superioridade inglesa sobre os escoceses... a pedra acabou sendo devolvida aos donos em 1996 pela Rainha Elizabeth II, sob a condição que volte a Westminster sempre que houver uma coroação de um novo rei ou rainha....  ingleses e suas tradições.....  A visita ao Castelo leva no mínimo 2 horas....

Após essa visita, volte para o hotel....  descanse um pouco e arrume-se para a noitada....   a sugestão aqui é o Taste of Scotland, um daqueles "dinner shows" com músicas e danças típicas....  super legal.... pegue um taxi até o local pois é um pouco afastado....  o jantar começa as 19hs e o show às 20hs...  muito animado com danças, cantos, músicas e outras tradições como o Haggis (comida tradicional local)....  muito legal mesmo....



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...